Saiba o que aconteceu na reunião com a FPJ sobre o plantio das 180 árvores.


Conforme solicitado pela FPJ e programado para o dia 14/04/2018 foi realizada a reunião na Sede do Bosque da Freguesia para tratar do plantio das 180 árvores que a Construtora Calper teve que ceder em razão da aplicação da norma prevista no artigo 14 do Decreto 38.058/13, que determina que é obrigatório o plantio de árvores de espécies nativas com no mínimo 2m de altura na proporção de uma muda para cada 150m2 nas edificações residenciais, cujo plantio deverá ser feito no local permeável do imóvel. Quando comprovada a impossibilidade de plantar no próprio terreno, o plantio poderá ser feito em local público na área de abrangência do Decreto 38.057/13 (Freguesia), em número 3 vezes maior que o exigido no art. 14 (parágrafo 3o do artigo 14 do Decreto 38.057/13). O empreendimento está localizado na Estrada do Bananal quase esquina com a Rua Araguaia.

Presentes  o Engenheiro Florestal da FPJ Isaías  Gonçalves da Silva; pela Amaf Juan Carlos Tomsic, Verônica Beck e Zelia Andrade; os(as) moradores(as) Luciane, Ana Paula Abreu e Angelo;  a Gestora do Bosque da Freguesia Vera Baldner; e os representantes da Empresa  Tecno Garden (Contratada pela Construtora Calper para implantar o Projeto do Plantio) , Renato Mendonça e o Supervisor Wellington Nicolau.

Infelizmente não compareceram os representantes da Cet-Rio, da Comlurb e da empresa Calper.

Durante a apresentação dos presentes, a Gestora do Bosque fez um breve relato das atividades durante a sua gestão e pediu para que a FPJ colaborasse no combate à praga que está matando as árvores não só do Bosque da Freguesia como muitas das existentes no bairro. Segundo entendimentos obtidos na reunião, durante este mês de abril começariam as ações para combater a praga da chamada “Erva de passarinho”.

Após a apresentação dos presentes, o Engenheiro Isaías falou sobre a importância da pareceria com a população. Sem essa adesão os resultados podem ficar prejudicados. Porque  após o plantio, tem a rega e a proteção das mudas que são fatores preponderantes para que as mudas se desenvolvem até a fase adulta.

Pontuou duas parcerias como fundamentais que são a Guarda Municipal e a CET-Rio. Essa precisa colocar placas de “ Proibido Estacionar “ em locais estratégicos.

Das 180 mudas, ele infere que conforme o cuidado que for dado às mudas é provável a obtenção de elevado número de árvores que consigam se desenvolver. Caso contrario somente umas 80 poderão sobreviver.

Reforça a necessidade de conversar com os moradores próximos ao local do plantio, para estimular a participação e os cuidados com as mudas.

Também ressaltou que poderá haver a necessidade de declinar de alguns plantios por vários motivos, tais como, não concordância do morador, prejudicar eventuais vagas de estacionamento já reservadas, etc.

Parabenizou a Amaf pelo levantamento dos locais de plantio num intervalo de tempo curto e que ultrapassou a quantidade esperada que era de 180 e chegou a 493. Isso ocorreu graças aos moradores associados, ou não, que se mobilizaram com rapidez.  O que demonstrou a conscientização dos moradores para a importância  da manutenção da arborização para o equilíbrio do meio ambiente.

Conforme o Eng. Isaías informou, a Empresa Calper terá a responsabilidade legal de manter os plantios por 01 (um) ano. Esse é o prazo estabelecido por Lei.  Ele colocou que a implantação desse projeto de plantio tem um custo elevado e  que 01 ano não é um tempo suficiente para garantir o sucesso dessa medida compensatória.

Então, Isaías solicitou através dos  representantes da Tecno Garden que a Calper financie mais 02 anos de manutenção dos plantios. Três anos é considerado um tempo mínimo para viabilizar o sucesso dos plantios. Também propõe que seja agendada para a próxima semana (de 16 a 21/04) outra reunião  com a Calper, FPJ, Amaf e moradores. 

Sobre as mudas  a serem plantadas sob as fiações, discorreu detalhadamente sobre várias possibilidades de plantios sob fiações ou não.  Nunca plantar embaixo de transformadores. Plantar mudas de árvores de estrutura rígida e não flexíveis, pois desestabilizam menos as fiações de energia. Em calçadas após 5 ou 6 metros de largura há possibilidades de não plantar embaixo de fiações.

Juan falou sobre abrir vagas para carros em calçadas largas com a orientação da FPJ em relação ao espaço para o plantio entre as árvores. Para que isso possa acontecer conforme sugestão da AMAF seria necessário que a Cet-Rio participasse ativamente da implantação.

Juan solicitou que o Cronograma do plantio fosse detalhado aos presentes, no que Isaías discorreu sobre 3 pontos:

1. Levantamento dos pontos de plantio já realizado;

2. Foi avaliado que há dificuldades para trabalhar com um dos principais parceiros que é a Cet-Rio. Esta tem um papel fundamental na proteção das mudas ao colocar as placas de “Proibido Estacionar “ para que os motoristas respeitem as mudas em crescimento, assim como as árvores adultas.

3. Qualificar 20 a 30 pontos para o plantio. Wellington deu uma boa notícia ao anunciar que já na próxima segunda-feira (16/04) o plantio será iniciado.

Foi solicitado que fosse divulgado, com antecedência, onde essas mudas serão plantadas para que os moradores, se desejarem, possam acompanhar o plantio.

Veronica Beck transmitiu uma mensagem que chegou,  via celular,  da Cet- Rio que diz que assim que for feito “o buraco” para o plantio que seja comunicada e  que trará o Galhardete com a mensagem de proibição de estacionar.

Isaias responde a mensagem da Cet-Rio que tem que ser PLACA porque GALHARDETE não será respeitado.

Sobre o material mais adequado  para cercar e proteger as mudas é a  madeira ou plástico reciclável.

Sobre horários mais adequados para molhar as plantas, é  pela manhã até 10h ou após o final da tarde. Alertou que o  excesso de água mata as plantas.  Regar com intervalos e observar a quantidade de água necessária a depender das condições do clima, localização  e tipo da planta.

Sendo 12:15 e havendo tratado todos os assuntos foi dada por encerrada a reunião.

Leia mais sobre o assunto …

Reunião 14/04/2018 às 10:30 hs com a FPJ, Comlurb, Cet-Rio e Calper sobre o plantio das 180 árvores. PARTICIPE!

 

 

Deixe um comentário